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Meditação na Altura de WESAK - Lua Rosa

Domingo, 25.04.21

O que é Wesak?

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Wesak ou Vesak, é um festival auspicioso para todos os praticantes espirituais em todo o mundo, que cai na lua cheia de Touro.

O Wesak, é basicamente a lua cheia mais poderosa do ano, e às vezes é chamado de "Aniversário de Buda", pois abrange o nascimento, a iluminação e a morte de Gautama Buda. Wesak é especial, principalmente porque Buda assumiu o compromisso de manter contato com a Terra e seus seres neste dia auspicioso. Segundo a tradição, no tempo exato de Wesak, Buda retorna à terra e praticantes espirituais, Santos Mestres e Arhats de todo o mundo se juntam a ele para um grande ato de serviço à humanidade - para ajudar a manifestar o plano divino na terra. Acredita-se que, neste momento sagrado, a energia de Shambala seja liberada na terra através do Buda. Portanto, Wesak, é conhecido como o festival de Buda, intermediário divino entre o mais alto centro espiritual, Shamballa, e a Hierarquia Espiritual.

Buda como a personificação da Luz Divina e expressão da Sabedoria de Deus e Cristo, como a personificação do Amor Divino, são ativos durante este festival, ajudando e fortalecendo aqueles que servem à humanidade.

---> Este ano, o Wesak / lua cheia é na Terça feira dia 27. Abril 2021

Nesta altura fazer a meditação tem muito poder. Junta-se a nos nesta Terça feira as 19.30

Vamos dedicar a meditação para ajudar a humanidade de ultrapassar este ‘desafio’ o mais suave e com menos danos possível : ultrapassar com AMOR e carrinho, com solidariedade e não egoísmo.

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Na madrugada de terça-feira (dia 27) acontece um dos fenómenos lunares mais raros, e por isso, um dos mais especiais. É a primeira superlua do ano 2021 e chama-se Rosa.

"A lua vai estar no ponto mais próximo da Terra e é a primeira lua cheia da primavera". Dois fenómenos que fazem desta "a maior e mais brilhante lua do ano", descreve Ricardo Reis, técnico do Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Quanto ao nome Rosa não significa que a lua fique tingida dessa cor. A nomenclatura popular para esta lua cheia, que acontece mais ou menos na altura da primavera, é porque coincide com o florescimento das flores "e por isso associa-se este nome, ela não muda mesmo de cor" revela Ricardo Reis.

https://www.jn.pt/nacional/rosa-a-primeira-superlua-do-ano-13607383.html?target=conteudo_fechado

 

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publicado por energyhealing às 15:02

Vamos ajudar a Santa Casa da Miséricordia de Tentúgal com IRS sólidário

Domingo, 18.04.21

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A lei permite que os contribuintes possam doar 0,5% do IRS liquidado ou consignar a dedução do IVA suportado em faturas, por exemplo, de restauração ou cabeleireiros. Se a primeira não tem qualquer custo, a segunda implica que se prescinda daquele abatimento no IRS.

Esta operação retira 0,5% do valor que você iria entregar ao Estado Português e que as Finanças daqui a uns meses, reencaminham para a conta bancária da nossa Misericórdia, com todas estas dádivas anónimas. Deste modo nunca sabemos quem foi solidário com a nossa Santa Casa, porque a transferência do valor é feita de uma só vez. Para todos os que forem solidários com a Misericórdia de Tentúgal, aqui deixamos o nosso Bem-Haja! Este ano, está a ser um ano financeiramente difícil para a nossa Misericórdia, devido às despesas com as obras de restauro em curso e com o aumento de outras despesas motivadas pela pandemia. Por isso seja solidário e ajude a nossa Misericórdia de Tentúgal, que por certo já ajudou a sua família ou irá ajudar, num futuro próximo ... quem sabe? Seja solidário e ajude quem precisa! 

Como funciona e quais os prazos a reter? -> Atravès do IRS solidário da sua declaração IRS.

Pode consignar 0,5% do seu IRS sem qualquer custo: os 0,5% do imposto liquidado que ficariam na posse do Estado revertem para uma instituição por si escolhida. Ao consignar parte do benefício fiscal em sede de IVA a que tem direito por pedir faturas com NIF abdica desse abatimento no IRS. Pode fazê-lo antes da entrega do IRS (até 31 de março) e durante a entrega da declaração (1 de abril a 30 de junho).

"Caro Amigo, caro Irmão, caro Tentugalense!
Quando fizer o seu IRS, ajude esta Santa Casa de Tentúgal, disponibilizando 0,5% do que entregaria ao Estado Português.
Para isso, basta indicar na folha de rosto da Declaração o NIF da nossa Misericórdia, que é: 501 431 764 e sinalizar com um X o campo 1101, no quadro II.
Seja solidário com a Misericórdia de Tentúgal, porque todos ficaremos gratos.
Bem-Haja!"

https://www.facebook.com/misericordia.tentugal.3

Vamos ajudar 

 

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publicado por energyhealing às 09:40

Rota das Fontes da Freguesia de Maiorca

Domingo, 11.04.21

Rota das Fontes da Freguesia de Maiorca já inaugurada

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Rota das Fontes da Freguesia de Maiorca foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Geral Municipal de 2019. A proposta foi apresentada tendo como objetivo ligar a vila e sede de freguesia ao lugar de Sanfins, através de fontes, passando pela mãe de água, Caminho Real, Serra de São Bento, Serra de Castros, Casal Benzedor e Sanfins de Baixo. A inauguração realiza-se no Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março. Ou seja, na próxima segunda-feira.
Na requalificação das zonas da rota, incluindo acessos, com sete fontes, dois pontos de interesse e 11 placas identificativas (todas diferentes e feitas à mão pelo primeiro subscritor da proposta e autor do projeto, Tó Varela), foram investidos 49 mil euros. Este montante está abaixo do teto máximo da verba atribuída pela Câmara da Figueira da Foz a cada proposta vencedora do Orçamento Participativo Geral, 75 mil euros. O percurso tem 5,5 quilómetros de extensão, atravessando as zonas serranas da freguesia.
“As fontes foram selecionadas pelo mentor do projeto na zona das serras. A fonte do parque de merendas de Maiorca é a principal e a mais antiga. Chama-se Fonte das Sete Bicas, mas só já existem cinco”, esclareceu o presidente da Junta de MaiorcaRui Ferreira, ao DIÁRIO AS BEIRAS. A promoção da Rota das Fontes contará com a participação do município e da Turismo Centro de Portugal.

https://www.asbeiras.pt/2021/03/figueira-da-foz-maiorca-cria-rota-das-fontes/

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publicado por energyhealing às 15:24

Estudo: Jejum intermitente eficaz

Domingo, 11.04.21

Jejum intermitente eficaz para perder massa gorda e aumentar rendimento físico

O jejum intermitente, com hidratação adequada, é eficaz para perder massa gorda e aumentar rendimento físico no exercício de resistência cardiorrespiratória, concluíram investigadores portugueses.

O jejum intermitente deverá ser praticado mediante aconselhamento nutricional especializado, uma vez que existem algumas contraindicações que deverão ser criteriosamente identificadas (intolerância individual, hipoglicemia persistentediabetes do tipo Iinsuficiência renal, etc). Mas, segundo um estudo que conduzido por investigadores portugueses ajuda a perder gordura, mantendo a massa muscular, se acompanhado de hidratação e exercício físico.

"Só não há perda de massa isenta de gordura se a pessoa tiver o cuidado de acompanhar o jejum intermitente com a prática de exercício físico. Se a isso juntarmos um aporte calórico-proteico adequado, existe evidência preliminar de que além de travar a perda de massa isenta de gordura conseguem-se aumentar os seus valores", explicou à agência Lusa Gonçalo Vilhena de Mendonça, investigador do Laboratório de Função Neuromuscular da Faculdade de Motricidade Humana.

O investigador, que orientou este trabalho, adiantou que a estratégia usada no jejum intermitente, salvaguardando um estado de hidratação ajustado, "resulta em benefícios do ponto de vista da resistência cardiorrespiratória que são materializados num aumento da potência aeróbia máxima, o que pode ser vantajoso para pessoas que pretendem melhorar o seu rendimento em modalidades como corrida ou ciclismo".

Gonçalo Vilhena Mendonça acrescenta que se verifica também uma perda de massa gorda, associada à redução da massa corporal, e que estes efeitos benéficos ao nível da composição corporal "podem ser potenciados ainda mais quando o exercício físico é praticado em paralelo com o jejum intermitente".

O especialista é um dos investigadores que realizaram uma meta-análise que incluiu mais de 100 estudos publicados nesta área sobre os efeitos do jejum intermitente na composição corporal (massa corporal, massa gorda e massa isenta de gordura) e no rendimento físico.

Este trabalho concluiu também que no jejum intermitente acompanhado por desidratação, como, por exemplo, o que é feito por altura do Ramadão, apesar de haver perda de peso, esta acompanha-se de um "decréscimo evidente" no rendimento físico em esforços de resistência cardiorrespiratória, um efeito negativo que se deve à não ingestão de líquidos ao longo do dia.

O maior benefício ao nível da capacidade cardiorrespiratória, por exemplo, nas corridas ou no ciclismo, é atingido se o exercício for praticado em jejum

O especialista explicou ainda que os resultados benéficos do jejum intermitente com hidratação "ao nível da resistência cardiorrespiratória - a capacidade de o organismo ter melhor esforço prolongado ao longo do tempo", se devem "a um benefício ao nível do tecido muscular".

"O tecido muscular tem uma espécie de fábricas produtoras de energia, que se chamam mitocôndrias, e esta estratégia nutricional é eficaz pois aumenta o número destas fábricas de energia. O músculo fica com mais mitocôndrias e, portanto, com mais capacidade de gerar energia do ponto de vista aeróbico, tornando-se num tecido mais resistente, mais respirável, o que tem um benefício ao nível da resistência (..) ao esforço físico", explicou.

Questionado sobre se se deve fazer exercício na janela do jejum, ou na de consumo alimentar, Gonçalo Vilhena de Mendonça afirmou: "o maior benefício ao nível da capacidade cardiorrespiratória, por exemplo, nas corridas ou no ciclismo, é atingido se o exercício for praticado em jejum".

"Mesmo para quem quer perder massa gorda, o consumo alimentar prévio ao treino inibe a degradação de gorduras, dificultando a perda de massa gorda", acrescentou.

Embora existam poucos dados ao nível do treino da força, para se preservar massa isenta de gordura durante a prática de jejum intermitente, faz mais sentido que as sessões de exercício sejam agendadas para os períodos compatíveis com a janela de consumo alimentar, frisou.

O jejum intermitente pode ser feito de diversas formas: jejum alternado de dia-para-dia (24 horas de consumo alimentar seguidas de 24 horas com restrição limitada a cerca de 500 kcal), jejum 5:2 (semana com cinco dias de consumo alimentar "normal" e dois dias não consecutivos com restrição limitada a cerca 500 kcal), e a abordagem menos radical e com maior número de adeptos: oito horas diárias de janela alimentar (entre 13 e 21 horas) e 16 de jejum calórico (restante período do dia). Em qualquer dos casos podem ser ingeridos líquidos sem valor calórico (água, café e chá).

O investigador defende que o facto de poder orientar a janela alimentar para períodos diurnos, em que a pessoa está mais ativa, afastando a janela alimentar dos períodos mais passivos do dia, "faz mais sentido de acordo com os nossos ritmos circadianos" e que o ser humano "está mais programado" para esta situação do que para ter livre acesso a alimentos com elevado teor calórico a qualquer altura do dia.

"No modelo animal, existe evidência de que o jejum intermitente atrasa o envelhecimento. Os animais analisados viveram mais tempo submetidos ao jejum intermitente. Há menos divisões celulares e, por isso, as células envelhecem mais devagar, motivo pelo qual, este perfil alimentar pode, eventualmente, contribuir para uma melhor qualidade de vida", afirmou.

Gonçalo Vilhena de Mendonça aponta ainda outros benefícios do jejum intermitente: por exemplo, aumento da sensibilidade periférica aos efeitos da insulina e melhoria do perfil de colesterol sérico.

Este trabalho contou com a participação de investigadores do Laboratório de Função Neuromuscular inserido no Centro de Interdisciplinar de Estudo da Perfomance Humana da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, do Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde, da Universidade Lusófona, e do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa.

As duas meta-análises podem ser consultadas publicamente em https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnut.2020.625240/full e em https://www.mdpi.com/2072-6643/12/5/1390.

por mais pormenores ver: https://www.jn.pt/nacional/jejum-intermitente-eficaz-para-perder-massa-gorda-e-aumentar-rendimento-fisico-13557547.html

 

 

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publicado por energyhealing às 14:06

Feliz Páscoa

Sábado, 03.04.21

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É ser capaz de mudar,

É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

É ajudar mais gente a ser gente,

É viver em constante libertação,

É crer na vida que vence a morte.

É dizer sim ao amor e à vida,

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É ajudar mais gente a ser gente,

É vivenciar a solidariedade.

É renascimento, é recomeço,

..

É uma nova chance para melhorarmos

as coisas que não gostamos em nós,

Para sermos mais felizes por conhecermos

a nós mesmos mais um pouquinho.

É vermos que hoje...

somos melhores do que fomos ontem.

somos melhores do que fomos ontem.

Desejo a todos as amigas e amigos uma

Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

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publicado por energyhealing às 21:38